Sunday, October 16, 2011

A relação dos cinco elementos (Tonificação e Sedação).

A relação dos cinco elementos é baseada na tonificação e sedação.
Tonificação é um elemento de apoio à energia para o próximo elemento quando ele está fraco.
Já a sedação é um elemento que limita a energia para o próximo elemento quando ele tem em excesso.
Por exemplo, a estação de ano, o fogo (verão) tonifica a energia para terra (verão comprida), então a terra tonifica energia para o metal (outono), o metal tonifica energia para água (inverno), a agua tonifica energia para madeira (primavera), e a madeira tonifica energia para o fogo. E assim vai, formando um ciclo.
A relação da sedação é o fogo limitando energia ao metal, metal limitando energia a madeira, madeira limitando energia a terra, a terra limitando energia a agua, a agua limitando energia ao fogo, assim vai se formando outro ciclio.
É interessante pois anciões chineses interpretam essa lei da natureza como o humano sendo um pequeno universo, já que viemos da natureza, precisamos seguir essa lei. Quando a gente se sente mal, sabendo os simtomas, o médico chinês pode escolher uma maneira de tonificar ou sedar, para entao equilibrar a energia que influenciam 12 meridianos que tem relacionamentos com o cinco elementos.
Por exemplo, quem tem dor de cabeça, procura um acupunturista. Pelo diagnóstico, se for o meridiano do fígado que esta bloquiado, o sintoma é excesso ou deficiéncia, excesso é quando tem uma dor tão forte que não aguenta tocar que parece que vai explodir. Então, a aplicaçâo da agulha com a finalidade de sedar, o acupunturista escolherá o meridiano que pertence ao metal (meridiano do intestino grosso) que poderá limitar a energia da madeira (figado). Já a deficiencia é uma dor não muito forte, mas constante. Entâo, aplicaçâo da agulha terá que tonificar, por isso, se escolhe o meridiano que pertence a água (meridiano da bexiga) que poderá tonificar energia da madeira (meridiano do fígado).
Resumindo, qualquer sintoma tem o excesso e a defíciência, (tambem tem outros) O tratamento depende dos sintomas diferente. Deve-se escolher da maneira certa, se não piorará. Tratar a dor de cabeça é simples, e é só um exemplo para explicar como usara teoria dos cinco elementos no tratamento.

  
  

O corpo humano, uma pequena natureza.

Anciões chineses dizem que nosso corpo é feito de energias e a energia funciona como o Yin-Yang e os cinco elementos. A esquerda de nosso corpo é combinado com a natureza leste, onde o Sol nasce é a energia da primavera. Em nosso peito, zona sul, onde o sol bate bem forte é a energia do verão. O lado direito do corpo, zona oeste (onde o sol desce) é a energia do outono. Finalmente a parte inferior do abdomen é a zona norte, onde é a energia do inverno. Entre o peito e o abdomen, voce encontrará o centro, a energia da terra. Tirando a energia do centro, são quatro energias que circulam para manter nossa saúde.
Quando a natureza não consegue circular em um movimento redondo, isso não é normal. Chamamos de anomalias climáticas e isso com certeza afeta nossa saúde. 
Resumindo, quando nosso organismo funciona em energia igual a natureza normal, isso é denominado de fisiologia da medicina tradicional chinesa.
Quando nosso organismo não funciona em enegia igual a natureza normal, isso é denominado de patologia da medicina tradicional chinesa.
E quando usamos métodos de tratamento naturais para retornar ao normal, isso é conhecido como medicina chines.

A energia do Baço, fundamental para nossa vida

No ponto de vista da medicina chinesa, o baço sempre é colocada como fundamental à vida.
Porque não é o coração, o pulmão ou outros orgãos? Para alcançar a resposta é preciso voltar a falar sobre a teoria dos cinco elementos. O baço é como a terra, ele fica no centro e os outros quatro elementos como madeira, fogo, metal e água giram em torno dele gerando a energia vital.
Para entendermos melhor, olhamos o simbolo do Tai-chi; dois peixes do Yin-Yang, sempre junto, subindo e descendo, girando. Por que? Os dois fazem parte do mesmo fundamento, dentro do Yin, Yang faz parte; dentro do Yang, Ying faz parte. Assim, complementam e geram energia, na qual a chave deste processo é a terra (baço e estemago). Ele é o centro dessa roda, tem a função igual a um eixo. Observe a natureza, Yin-Yang alternam naturalmente, regularmente.
Muita gente não acreditam nisso e vivem um estilo de vida completamente contra a natureza. Por exemplo, não tomam café da manha. Ao acordar, o organismo está preparado para receber alimentos, entre as 7-11 horas da manha, se nao comer nada a sua energia já perde o equilibrio. Ao anoitecer, o metabolismo entra em processo de eliminação de sujeira e renovação de células mortas. Se começarmos a beber, comer, fazer festas e dormir muito tarde, esse processo do organismo será suspenso.
A Medicina Chinesa diz que a função do baço é o transporte, isso significa que a nossa qualidade de vida depende baço (sempre junto com o meridiano), ele distribui energia, por exemplo, sua casa tem vários aparelhos eletronicos, mas quando falta energia, nada funciona. Também quando a tensão da energia nao chegar a 127W, os aparelhos vão funcionar devagar ou parar. A mesma coisa acontece com nosso corpo, o estomago e o baço é fonte de energia , eles são responsaveis pela absorvição e distribuição de energia que vem da nossa alimentação diaria. Se eles, por qualquer motivo, não quer trabalhar, então o centro de controle do organismo vai distribuir uma energia limitada para manter funções de orgãos essenciais, como o coração, cérebro etc. O restante dos orgãos receberão menos energia e funcionará mais lentamente, reduzindo entao a eficiência. Se continuar durante um long prazo, as doenças virão e prejudicarão nossa saúde. Por isso, respeitar a natureza e cuidar do estômago e baço são em primero lugar em nossa vida.

Thursday, September 1, 2011

Como funciona o Ying Yang, os Cinco Elementos e a Natureza

A medicina chinesa é como um edifício; Ying-Yang é a base e os cinco elementos é a coluna que no final formam o sistema da medicina chinesa.
Para você entender melhor os cinco elementos (água, mateira, fogo, terra, metal), pense que os cinco tipos de subistancias giram na posição contrária a energia Ying Yang, agora então,  pode-se falar que voce já começou a entrar na porta da teoria tradicional chinesa.



Por causa de revolução da terra, nosso planeta tem a mudança das quatro estações e do Ying-Yang.
Verão; energia que pertence ao fogo. Quando sol bate diretamente no chão e traz muito calor, a natureza mostra sua prosperidade. Este calor é flutuante e divergente quando a energia Yang chega máximo.
Outono; energia que pertence ao meta; as caraterísticas do metal é que ele é pesado e limpo. Quando o sol se afasta um pouco do planeta,  menos calor traz, porém há mais pressão atmosférica. A energia Ying começa a se fortalecer e a natureza mostra safra e a colheita. Este calor é convergente e o clima mais confortável. Ying -Yang neste momento esta em equilibrio, mas a tendência é que Yang vai se retirar.
Inverno; energia que pertence a água; as carateristicas da água é que ele frio e fica abaixo. A natureza parece mais depressiva, coletando a energia do fundo do solo e depositando-o na agua para preparar a vida nova para o próximo ano, quando a energia Ying tomar conta.
Primavera; energia que pertence a madeira; as carateristicas da madeira é o nascer e crescer. O sol voltou  a bater no chão e a temperatura sobe. Aquela energia depositada na água durante o inverno inteiro sai e sustenta a madeira. A natureza começa a prosperar, e neste periodo Ying e Yang está equilibrado, porém
a tendência é que Yang tenha uma força maior para tomar conta.
São milhares de anos de maravilhas mostrando a lei da natureza. Este ciclo é a presença da energia Ying e Yang circulando, ligado com o movimento solar. Além da revolução da terra, e sua autobiografia, a natureza traz o dia e a noite com a alternancia da energia (Ying-Yang) como um relógio biológico; ao meia dia Yang chega ao máximo, depois vai ficando fraco e Ying começa crescer até meia noite. Ying chega máximo, e então novamente, vai enfraquecendo e Yang começa nascer e crescer novamente.
Anciões achavam que nosso planeta era o centro de Universo, então fenômenos naturais mostravam Ying eYang sempre fazendo o movimento redondo, núcleo é a terra, e o Ying Yang é a força que gira em torno da terra, mesmo por um dia ou por um ano. 
Em aspectos da tradicional visão do mundo para os chineses, o homem e a natureza são integrados, e por isso estudam a medicina chinesa. É sentir a regra da natureza e ouvir nosso corpo interior e assim, achando o caminho da cura.


Thursday, August 11, 2011

Vida a partir da energia(Ying -Yang)

Vida de planeta é feita de energia, e a energia é uma parte do Ying e Yang.

O que é Yang? Os anciães chineses dizem que quando o sol brilhar na terra, esse pedaço de calor é o Yang.
O que é Ying? Já os mesmos dizem que quando há sombra na terra, este é o Ying.
 
Isso significa que Yang representa o quente, o brilho, ele é ativo. Entretanto o Ying representa o contrário; o frio, a escuridão e ele é tranquilo. Juntando os dois, formam a energia do Ying Yang, por isso,quando nós pensamos na energia, temos que compreender que as duas partes são juntas, e juntas formam a energia, o importante é a união.
OYang é quente e leve, e assim, flutua, já o Ying é frio e pesado, afunda. Por exemplo, o
sol brilha na terra, trazendo calor, e então o ar quente se move para cima, se transformando em nuvens. Com o tempo, as nuvens se acumulam e ficam cada vez mais pesadas, e entao finalmente cai em forma de chuva e sendo absorvido pela terra. Esse é o ciclo do nascer da vida. É assim que os anciões chineses explicam o planeta, a nossa vida pois tudo é atribuído pelo Ying-Yang. 

Resumindo, o Ying e Yang funcionam juntos e estão constantemente girando, assim como o ciclo da natureza faz.
Sempre tenho pacientes me perguntando "Como melhoro a minha energia?" ou "Por que minha energia está baixa?"
Minha resposta é seguir a natureza, respeitar as regras da vida, cuidando e equilibrando a energia (Ying-Yang).

Tuesday, August 9, 2011

A natureza e o ser humano

Na era pré-histórica, o homem não tinha roupas e nem garantia de comida estável. Para sobreviver, ele teve que se adaptar as mudanças na natureza, vivendo de forma precária, sem luxo e sujeito a inumeros riscos. Era uma  vida simples: de manhã, ao nascer do sol, ele se levantava para trabalhar e ao sol se por, voltava para casa e se reabilitava através do alimento e repouso. Não buscava fama e a fortuna, apenas proteção adequada no frio, num lugar seguro abrigado de ventos e da chuva. Todos viviam em sintonia com a natureza e sabiam como cuidar da sua saúde, em benefício da própria sobrevivencia. 
Com o progresso da sociedade humana e do desenvolvimento de novas tecnologias, os seres humanos descobriram novas maneiras de adaptação às mudanças naturais. A utilização do ar condicionado possibilitou desfrutar de temperaturas agradáveis por todo ano, independentemente das mudanças climáticas.


Será que isso significa que o homem venceu a natureza?
Pense bem, a energia da natureza passa por quatro estaçoes por ano e consegue criar a vida e manter essa vida, formando ciclos de mudança. O humano, nao se ligando mais com essa natureza, sua energia vital torna-se cada vez mais fraca. Qualquer doença simples que aparecer as pessoas buscam curá-las. 
A aprendizagem da medicina chinesa nos faz compreender nossos próprios corpos e a nossa integraçao na natureza, encontrando o caminho para a cura. Hoje, nós chamamos este caminho de "volta a natureza".

Thursday, July 28, 2011

História da Medicina Chinesa

Quando converso com os meus pacientes ou alunos sobre a medicina tradicional chinesa, todo mundo acha que é uma teoria muito dificil de endender, sempre perguntam "Como funciona a acupuntura?" ou  "Será que tem uma coisa mágica na agulha!?" Para responder essas perguntas e explicar tantas duvidas, eu decidi abrir este espaço para tentar usar uma maneira mais popular e mais simples de apresentar a teoria e a prática sobre medicina tradicional chinesa.

O QUE É A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Falando neste assunto, as pessoas naturamente lembram que a China tem 5mil anos de historia  de civilização. Parece que passou um longo tempo de desenvolvimento até hoje para formar esse sistema de medicina. E é verdade, passou-se muito tempo, até 2 mil anos, entretanto esse sistema de  medicina já estava formado na época. Um grupo de mestres da medicina trabalharam juntos para pôr em ordem os dados e montaram um livro chamado Huang Di Nei  Jing, que em geral, fundou uma teoria por completo.  É uma teoria feita de filosofias chinesas, como o Ying-Yang, os cinco elementos e além disso encontra-se um  sistema de meridianos e pontos que  funcionam com a energia do corpo humano e registram uma series de receitas de chá de ervas que são remedios naturais para o tratamento de diversas doenças. Vários mestres da medicina chinesa escreveram livros clássicos seguindo a mesma linha de teoria que é provada pela prática e experiencia de cada um deles. Pense bem, desde aquela época até hoje, essa medicina ainda tem uma vida firme, a teoria Ying-Yang e os cinco elementos ainda orienta e trata de doenças. Isso só pode ter uma explicação, ele é verdade.