Monday, March 26, 2012

Compreendendo a teoria do núcleo da medicina tradicional chinesa

No ano passado, eu escrevi alguns conhecimentos gerais sobre a medicina tradicional chinesa, neste ano, vou começar escrever mais sobre casos específicos. Antes disso, devo explicar o que é realmente a teoria do núcleo da medicina tradicional chinesa. Qual das teorias abaixo consegue diagnosticar melhor as doenças e é a mais usada?

a) A teoria de energia Ying-Yang;
b) A teoria do sistema de meridianos e pontos de energia;
c) A teoria dos cinco elementos;
d) A teoria dos cinco movimentos e mudanças (cinco elementos - madeira, fogo, metal, agua e terra) e teoria dos seis tipos de energia (vento, frio, calor, umido, seca e fogo );

Eu acredito que a maioria das pessoas não vão escolher `D´, mas de fato, só o `D´ é a unica resposta correta. Por que?

A resposta `A´ e `C´ é a filosofia chinesa que fala que o nosso mundo é feito de uma energia dividida em duas partes circulando no Yin-Yang, tendo cinco posições (elementos). Isso pode ser considerado a base da teoria de medicina chinesa, mas tambem é a base de toda cultura chinesa. Já a resposta `B´, ele faz parte também da teoria da medicina chinesa, e, com esta sabedoria, pode ajudar muito no diagnostico e no tratamento. Porém não consegue dar suficiente explicação da doença, como como aconteceu e como prevenir, que são pontos importantes para a medicina chinesa.

Finalmente a resposta `D´. Primero ponto, a medicina chinesa origina do conhecimento da natureza. Anciões chineses acreditavam que entre o humano e a natureza vem da mesma energia Yin-Yang. Assim, eles seguem a mesma lei dos 5 elementos e os 6 tipos de energia. Se o homem compreender e se adaptar bem com as mudanças da natureza, mantendo o equilibrio da própria mente e corpo, enfim todos terao uma boa saúde e qualidade de vida. Segundo ponto, nosso corpo é em si uma pequena natureza. Esses mesmo anciões montaram um sistema maravilhoso entre cinco elementos e o organismo. Por exemplo, água junto com o rim e a bexiga, madeira junto com o fígado e a vesicula biliar, fogo junto com o coração e intestino delgado, metal junto com o pulmão e intestino grosso e terra junto com o baço e o estomago. Cada elemento tem um meridiano ligado a ele, formando entao um sistema completo de medicina. E o terceiro ponto, no nosso planeta existem 6 tipos de energias como o vento, frio, calor, umidade, seca e fogo. Quando vivemos num ambiente da natureza, nela existem mudanças de energia. Se nosso corpo nao se adaptar bem com essas energias e mudanças, pode acontecer um desequilibrio interno, formando uma doença. Vendo de um outro ponto de vista, como nosso corpo também é uma pequena natureza, no nosso interior também temos esse tipo de energia, e as emoçoes também causam desequilibrio.

Resumindo, a medicina chinesa tradicional é um sistema completamente diferente com a medicina ocidental moderna. Se compreendermos a teria do núcleo da medicina chinesa, estaremos com a saúde nas nossas mãos. edicina tradiciona chinesa é uma sisitema completamente diferente com medicina moderna, se
nós compleenter teoria do núcleo sobre medicina  tradiciona chinesa, na verdade, saúde de gente da na sua mão.