Sunday, October 16, 2011

A relação dos cinco elementos (Tonificação e Sedação).

A relação dos cinco elementos é baseada na tonificação e sedação.
Tonificação é um elemento de apoio à energia para o próximo elemento quando ele está fraco.
Já a sedação é um elemento que limita a energia para o próximo elemento quando ele tem em excesso.
Por exemplo, a estação de ano, o fogo (verão) tonifica a energia para terra (verão comprida), então a terra tonifica energia para o metal (outono), o metal tonifica energia para água (inverno), a agua tonifica energia para madeira (primavera), e a madeira tonifica energia para o fogo. E assim vai, formando um ciclo.
A relação da sedação é o fogo limitando energia ao metal, metal limitando energia a madeira, madeira limitando energia a terra, a terra limitando energia a agua, a agua limitando energia ao fogo, assim vai se formando outro ciclio.
É interessante pois anciões chineses interpretam essa lei da natureza como o humano sendo um pequeno universo, já que viemos da natureza, precisamos seguir essa lei. Quando a gente se sente mal, sabendo os simtomas, o médico chinês pode escolher uma maneira de tonificar ou sedar, para entao equilibrar a energia que influenciam 12 meridianos que tem relacionamentos com o cinco elementos.
Por exemplo, quem tem dor de cabeça, procura um acupunturista. Pelo diagnóstico, se for o meridiano do fígado que esta bloquiado, o sintoma é excesso ou deficiéncia, excesso é quando tem uma dor tão forte que não aguenta tocar que parece que vai explodir. Então, a aplicaçâo da agulha com a finalidade de sedar, o acupunturista escolherá o meridiano que pertence ao metal (meridiano do intestino grosso) que poderá limitar a energia da madeira (figado). Já a deficiencia é uma dor não muito forte, mas constante. Entâo, aplicaçâo da agulha terá que tonificar, por isso, se escolhe o meridiano que pertence a água (meridiano da bexiga) que poderá tonificar energia da madeira (meridiano do fígado).
Resumindo, qualquer sintoma tem o excesso e a defíciência, (tambem tem outros) O tratamento depende dos sintomas diferente. Deve-se escolher da maneira certa, se não piorará. Tratar a dor de cabeça é simples, e é só um exemplo para explicar como usara teoria dos cinco elementos no tratamento.

  
  

O corpo humano, uma pequena natureza.

Anciões chineses dizem que nosso corpo é feito de energias e a energia funciona como o Yin-Yang e os cinco elementos. A esquerda de nosso corpo é combinado com a natureza leste, onde o Sol nasce é a energia da primavera. Em nosso peito, zona sul, onde o sol bate bem forte é a energia do verão. O lado direito do corpo, zona oeste (onde o sol desce) é a energia do outono. Finalmente a parte inferior do abdomen é a zona norte, onde é a energia do inverno. Entre o peito e o abdomen, voce encontrará o centro, a energia da terra. Tirando a energia do centro, são quatro energias que circulam para manter nossa saúde.
Quando a natureza não consegue circular em um movimento redondo, isso não é normal. Chamamos de anomalias climáticas e isso com certeza afeta nossa saúde. 
Resumindo, quando nosso organismo funciona em energia igual a natureza normal, isso é denominado de fisiologia da medicina tradicional chinesa.
Quando nosso organismo não funciona em enegia igual a natureza normal, isso é denominado de patologia da medicina tradicional chinesa.
E quando usamos métodos de tratamento naturais para retornar ao normal, isso é conhecido como medicina chines.

A energia do Baço, fundamental para nossa vida

No ponto de vista da medicina chinesa, o baço sempre é colocada como fundamental à vida.
Porque não é o coração, o pulmão ou outros orgãos? Para alcançar a resposta é preciso voltar a falar sobre a teoria dos cinco elementos. O baço é como a terra, ele fica no centro e os outros quatro elementos como madeira, fogo, metal e água giram em torno dele gerando a energia vital.
Para entendermos melhor, olhamos o simbolo do Tai-chi; dois peixes do Yin-Yang, sempre junto, subindo e descendo, girando. Por que? Os dois fazem parte do mesmo fundamento, dentro do Yin, Yang faz parte; dentro do Yang, Ying faz parte. Assim, complementam e geram energia, na qual a chave deste processo é a terra (baço e estemago). Ele é o centro dessa roda, tem a função igual a um eixo. Observe a natureza, Yin-Yang alternam naturalmente, regularmente.
Muita gente não acreditam nisso e vivem um estilo de vida completamente contra a natureza. Por exemplo, não tomam café da manha. Ao acordar, o organismo está preparado para receber alimentos, entre as 7-11 horas da manha, se nao comer nada a sua energia já perde o equilibrio. Ao anoitecer, o metabolismo entra em processo de eliminação de sujeira e renovação de células mortas. Se começarmos a beber, comer, fazer festas e dormir muito tarde, esse processo do organismo será suspenso.
A Medicina Chinesa diz que a função do baço é o transporte, isso significa que a nossa qualidade de vida depende baço (sempre junto com o meridiano), ele distribui energia, por exemplo, sua casa tem vários aparelhos eletronicos, mas quando falta energia, nada funciona. Também quando a tensão da energia nao chegar a 127W, os aparelhos vão funcionar devagar ou parar. A mesma coisa acontece com nosso corpo, o estomago e o baço é fonte de energia , eles são responsaveis pela absorvição e distribuição de energia que vem da nossa alimentação diaria. Se eles, por qualquer motivo, não quer trabalhar, então o centro de controle do organismo vai distribuir uma energia limitada para manter funções de orgãos essenciais, como o coração, cérebro etc. O restante dos orgãos receberão menos energia e funcionará mais lentamente, reduzindo entao a eficiência. Se continuar durante um long prazo, as doenças virão e prejudicarão nossa saúde. Por isso, respeitar a natureza e cuidar do estômago e baço são em primero lugar em nossa vida.